O que é?

A partir da ESAN – Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (ESAN-CPLP), criou-se, no próprio espaço da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, um “Mecanismo” que facilitasse a participação das organizações de ensino superior no processo organizativo da CPLP, para que possam contribuir, a partir de suas experiências e trabalho relevantes, para o avanço na área de SAN nos 9 países que compõe a CPLP.

A ideia é que o MU-CONSAN-CPLP se torne um espaço para a troca regular de informações, análises e experiências entre as organizações participantes, para o desenvolvimento de posições conjuntas no intuito de se comunicar com o Secretariado Técnico do CONSAN-CPLP, para acompanhar e monitorar a implementação da ESAN-CPLP e, por fim, para incorporar outras funções julgadas convenientes para a implementação da ESAN-CPLP.

Para a prossecução dos seus objetivos, o MU-CONSAN-CPLP desenvolve, ainda, capacitação e intercâmbio de experiências e aprendizagem compartilhada.

A partir do MU-CONSAN-CPLP, também se desenvolve um programa de pesquisa e desenvolvimento com a finalidade de levantamento das potencialidades, fragilidades e necessidades de pesquisa e desenvolvimento dos países membros, a partir de informação existente nas suas bases de dados e de uma ampla discussão que envolva a academia, a sociedade civil, o setor privado e o poder público.  

Numa segunda fase, haverá a criação de um programa de pesquisa e desenvolvimento em SAN, através da atribuição de financiamento a projetos que envolvam pelo menos três estados membros e abordem mais do que um tema de investigação identificados na primeira fase.

Os programas de capacitação a serem criados pelo MU-CONSAN-CPLP terão as seguintes fases:

Fase 1: Levantamento das ofertas de formação na área da SAN nas instituições de ensino superior e de investigação na CPLP.

Fase 2: Desenvolvimento de programas de formação em temáticas de SAN, elencadas pelos diferentes atores como prioritárias, quer a nível da pós-graduação, quer em cursos de curta duração, através de ensino presencial e/ou em e-learning / blended learning.

Fase 3: Realização de um curso de verão anual “ESAN-CPLP”, em que se reúnam os diferentes atores da ESAN-CPLP, incluindo a academia, a sociedade civil, o setor privado e o poder público, para formação, discussão e partilha de conhecimentos.

Fase 4: Criação de um programa de mobilidade acadêmica nas instituições de ensino superior e de investigação da CPLP.

Além disso, o MU-CONSAN-CPLP promove a disseminação de conhecimento, experiências e tecnologias, a partir das seguintes fases:  

Fase 1: Levantamento de conhecimento, experiências e tecnologias disponíveis e necessidades em cada país.

Fase 2: Desenvolvimento de uma plataforma de competências para a facilitação do acesso ao conhecimento existente em cada país sobre temas relacionados com a SAN.


Clique aqui para voltar para a página inicial

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: